Outubro é o mês mundial de Conscientização em Cibersegurança, uma iniciativa que destaca a importância da segurança digital em um mundo cada vez mais conectado. Criada em 2004 nos Estados Unidos, essa campanha se expandiu para diversos países e tornou-se um marco anual na luta contra crimes cibernéticos, buscando educar e conscientizar empresas, profissionais e cidadãos sobre práticas de proteção digital.
A cada ano, essa campanha global ressalta a relevância de cuidar da segurança no ambiente digital, incentivando indivíduos e organizações a adotarem medidas preventivas contra fraudes, vazamentos de dados e invasões. Em um momento onde ataques cibernéticos se tornam mais sofisticados e frequentes, a conscientização sobre segurança digital é essencial não só para proteger dados pessoais, mas também para preservar a integridade de empresas de todos os tamanhos.
Neste mês, diversas organizações promovem eventos e atividades para aumentar o conhecimento sobre cibersegurança. Workshops, treinamentos e palestras são oferecidos para que todos aprendam sobre o uso de senhas fortes, autenticação em duas etapas e como identificar tentativas de phishing, uma das formas de ataque mais comuns atualmente.
A campanha de conscientização reforça que a cibersegurança não é apenas uma responsabilidade das empresas de tecnologia. Com o avanço de tecnologias como o metaverso e a Internet das Coisas (IoT), a vulnerabilidade digital está em todos os setores, tornando-se essencial para qualquer pessoa conectada.
Para as empresas, o Mês da Conscientização em Cibersegurança é um lembrete de que investir em proteção digital não é uma opção, mas uma necessidade. Ataques como ransomware, que podem sequestrar dados de uma organização, têm custos altíssimos, tanto financeiros quanto de reputação. Ter uma equipe bem treinada em cibersegurança e manter políticas de segurança da informação e contar com consultoria especializada, são medidas fundamentais para garantir um ambiente digital seguro.
Embora o Brasil ainda não tenha uma campanha oficial coordenada pelo governo, várias empresas, principalmente nos setores financeiro, de saúde e de tecnologia, realizam suas próprias ações de conscientização e treinamentos. Essa movimentação reflete a necessidade urgente de uma cultura de segurança digital sólida no país.
Em um mundo digital em constante evolução, manter-se informado e praticar bons hábitos é o caminho para uma presença digital segura e protegida. Durante o mês de outubro, aproveite para avaliar suas práticas de segurança e adotar novos hábitos.
Diante deste contexto, nós do Lima ≡ Feigelson Advogados, como forma de fomentar a disseminação de um conhecimento essencial, disponibilizamos um Guia Interativo de Cibersegurança para apoiar nossos parceiros e clientes no enfrentamento destes riscos cibernéticos emergentes, através da indicação de boas práticas na gestão de riscos como ferramenta de autoproteção e de outras medidas necessárias para a proteção da sua organização.
Clique aqui, preencha o formulário e receba o Guia gratuitamente.